Área Reservada
   

O que é?

Consultar Projectos

Publicação em Destaque

capa relatorio2005-2010
Relatório de Acção Humanitária

Acção Humanitária

 

Os dois pilares fundamentais da acção humanitária são a assistência e a protecção.

De uma forma geral, toda a acção humanitária contribui para assistir e proteger as pessoas mais vulneráveis perante uma situação de emergência, verificada ou potencial.

A opção de resposta da Oikos em termos de acção humanitária encontra-se, prioritariamente, orientada para as comunidades das regiões e países com as quais já trabalhamos, permitindo assim, através do conhecimento adquirido e já partilhado, uma maior rapidez no diagnóstico, eficiência na resposta e consistência no impacto da intervenção.

 

A nossa resposta humanitária por três fases:

1ª Emergência - São prioritários os seguintes sectores: fornecimento de água potável, abrigo, alimentação, artigos de higiene e cuidados de saúde.

2ª Reabilitação - O objectivo é ajudar as vítimas da catástrofe a recuperar os seus meios básicos de subsistência e a reconstruir as infra-estruturas sociais básicas (postos de saúde, escolas, etc.)

3ª Prevenção e preparação de catástrofes - Auxiliando as comunidades locais a desenvolver estratégias de prevenção e gestão de riscos, minorando assim os impactos futuros.

Desde 2005, temos reforçado a capacidade de resposta de emergência, numa perspectiva de qualificação e melhoria continua.

Esta opção encontra fundamento no crescente fenómeno das alterações climáticas e no número e na devastação que as catástrofes naturais têm vindo a causar, prevendo-se o agravamento desta tendência nos próximos anos. É fundamental, numa lógica de desenvolvimento sustentável, entender a acção humanitária como um inicio de continuum ou como um processo de preservação ou de reparação, no mais curto espaço de tempo possível, das condições e dos meios de subsistência dos mais vulneráveis.


Consulte Também


 

» Relatório da actividade da Oikos em Acção Humanitária entre 2005 e 2010

» O nosso mapa de actuação, para uma melhor percepção geográfica do trabalho da Oikos no Mundo.

» 100.000 beneficiários com acção da oikos na Indonésia 

» Apoio às famílias afectadas pela Tempestade Tropical Agatha em El Salvador 

  

A Oikos no Mundo

Trabalhamos com comunidades de regiões e países mais pobres, promovendo a saúde pública, alimentação, água, saneamento e educação.

Onde estamos...
Onde estivemos...
 

Siga-nos

 

Participe em Ações e Eventos

Junho 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1