Área Reservada
Click on the slide!

Para si é sempre zero, para a Oikos é tudo!

 

Click on the slide!

Banana "Oikos - Justo e Biológico"

Click on the slide!

Novo mercado eletrónico para produtos hortofrutícolas em Portugal

Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Redes e Plataformas

Para consolidar o trabalho efectuado com os parceiros locais e potenciar a criação de conhecimento partilhado, pertencemos a redes nacionais e internacionais.

ANIMAR
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
- www.animar-dl.pt
Uma rede para o desenvolvimento local em meio rural que, desde Março de 1999, alargou o seu âmbito de intervenção a territórios urbanos e tem agora dimensão nacional.

CE/DG-ECHO - Comissão Européia/Ajuda Humanitária e Protecção Civil 
- ec.europa.eu/echo
É o departamento de ajuda humanitária da União Europeia, que providencia assistência de emergência às vítimas de desastres naturais ou conflitos armados, fora da União Europeia, e é o maior financiador nesta area. Através do seu fundo de financiamento, todos os anos são ajudados 18 milhões de pessoas, em mais de 60 países, através de 200 parceiros, entre ONG e agências da ONU.

CIFCACopenhagen Initiative for Central America and Mexico
- www.cifca.org
Organização constituída para monitorizar e influenciar as políticas da União Europeia para a América Central.

UN ECOSOC - Conselho Económico e Social das Nações Unidas
- www.un.org/ecosoc
É o principal órgão das Nações Unidas de coordenação das actividades económicas e sociais, das 14 agências especializadas das Nações Unidas, das 10 comissões funcionais e das 5 comissões regionais; actua como fórum central de discussão de questões económicas e sociais internacionais e de formulação de recomendações políticas para os estados membros das Nações Unidas.

GPPAC - Global Partnership for the Prevention of Armed Conflict
 
- www.gppac.net
Rede de 150 ONG europeias envolvidas na prevenção e/ou resolução de conflitos violentos a nível internacional.

EUROSTEP - European Solidarity Toward Equal Participation of People
- www.eurostep.org
Rede europeia que luta por uma sociedade mais solidária e participativa, vocacionada para o debate das políticas de cooperação junto da União Europeia, do Banco Mundial, FMI, OMC e outras IGO. Um dos projectos mais significativos da Eurostep é a publicação anual do Relatório da Ajuda - Reality of Aid, um dos documentos mais conceituados a nível internacional no que diz respeito à analise e avaliação da Ajuda Pública ao Desenvolvimento. 


Fórum Cidadania & Território 

Espaço cívico, plural, de reflexão, debate, troca de experiências, ação cooperativa e intervenção pública sobre a construção do futuro das comunidades locais a partir de processos de desenvolvimento territorial. Criado no início de 2013, congrega um conjunto de organizações da sociedade civil, entre as quais a Oikos (que é membro fundador), e de pessoas singulares com interesses convergentes no âmbito do desenvolvimento territorial, visando a promoção, numa lógica colaborativa, do bem-estar e empoderamento das comunidades de territórios específicos, tanto urbanos como rurais e urbano-rurais. O documento "O Território no centro das Políticas de Desenvolvimento e de Coesão" sistematiza os contributos do Fórum para este processo.


GCAP - Global Call to Action against Poverty
- www.whiteband.org
Coligação de mais de 900 organizações em 70 países, responsável pela campanha global de luta contra a pobreza. Em Portugal, a campanha intitula-se Pobreza Zero e foi lançada pela Oikos em Junho de 2005, tendo-se mantido até aos dias de hoje sob sua coordenação no nosso país.


My Social Project 
www.mysocialproject.org
Rede social dedicada ao voluntariado que reúne voluntários, causas e empresas. A interligação entre estas três áreas tem como objetivo pôr em contato quem pode ajudar e quem precisa de ajuda, impulsionando assim a concretização de projetos sociais.


Plataforma Portuguesa das ONGD

- www.plataformaongd.pt
Reúne 70 Organizações Não-Governamentais de Cooperação para o Desenvolvimento portuguesas. A Oikos é membro da direcção.

Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens
No âmbito da dupla comemoração dos 50 anos da Declaração dos Direitos da Criança e dos 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, em 2010, foi constituída, em Portugal, a Plataforma Comemorativa dos Direitos da Criança. Posteriormente, a plataforma converteu-se no atual "Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens", que pretende contribuir para a defesa e promoção dos direitos sociais, culturais, económicos, civis e políticos das crianças e dos jovens, indispensáveis ao seu desenvolvimento integral através de um grupo de reflexão alargado. A Oikos integra a Plataforma desde o seu lançamento.

 

RAPVT - Rede de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico

Rede de cooperação e partilha de informação, coordenada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), que tem como finalidade a prevenção, a proteção e a reintegração das vítimas de tráfico. Esta rede, formalmente criada no dia 21 de Junho de 2013, através da assinatura de um protocolo, reúne Organizações não-governamentais e Entidades Oficiais, num total de 22 parceiros, entre os quais a Oikos.

 

ReAlimentar - Rede de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

www.realimentar.org
A Rede de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional é uma iniciativa da Sociedade Civil lançada a 17 de abril de 2012, da qual a Oikos é membro-fundadora, e constitui um espaço de diálogo, de debate, de união de esforços, recursos e acções para intervenção nos processos de formulação e tomada de decisão sobre as políticas públicas nacionais e internacionais relacionadas com a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação.

 

Rede TSH Norte - Rede Norte de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico

www.facebook.com/Rede-Norte-de-Apoio-e-Proteção-a-Vítimas-de-Tráfico

Rede de cooperação e partilha de informação com actuação na Região Norte, com a finalidade de prevenção, protecção e reintegração de vítimas de TSH. A Oikos pertence a esta Rede através da sua Delegação Norte em Portugal sediada em Braga.

 

RSOPT - Rede Nacional de Responsabilidade Social

- www.rsopt.com
A Oikos é membro desta rede desde sua fundação, em 2008. A Rede RSOPT surge como uma iniciativa das entidades parceiras e apresenta-se como uma estrutura aberta, pública, multi-sectorial e multi-funcional, formada por pessoas e organizações de diversos segmentos e sectores portugueses, comprometidas com o tema da responsabilidade social.

Social Watch

- www.socialwatch.org
Coligação internacional de monitorização dos compromissos e avanços efectivos das políticas de erradicação da pobreza e equidade de género dos governos e organismos internacionais. Anualmente é produzido um relatorio "Social Watch/Observatório da Cidadania", sendo a Oikos a única instituição portuguesa membro desta coligação.

  

A Oikos no Mundo

Trabalhamos com comunidades de regiões e países mais pobres, promovendo a saúde pública, alimentação, água, saneamento e educação.

Onde estamos...
Onde estivemos...
 

Siga-nos

 

Participe em Ações e Eventos

Maio 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3