Notícias

Apoio da Oikos aos deslocados em Moçambique reforçado pelo Governo Português

A Oikos foi selecionada pelo Governo Português, através do Camões, I.P., para receber apoio de reforço ao seu trabalho face à situação humanitária que se vive no Norte de Moçambique.

A resposta de emergência da Oikos visa melhorar as condições das famílias deslocadas pelo conflito em Palma, tanto nos centros de acolhimento temporário instalados no distrito de Montepuez – em particular famílias vulneráveis chefiadas por mulheres, idosos, órfãos e crianças – como nas famílias de acolhimento onde estão a ser integradas, que recebem 5 a 6 pessoas a mais no seu agregado, já de si muito pobres, colmatando necessidades imediatas básicas e aliviando a pressão sobre as populações locais.

 

Num momento de resposta rápida a Oikos vai, nos próximos 3 meses, responder a melhorias imediatas nas condições básicas de sobrevivência distribuindo Kits de bens de primeira necessidade recomendados pela coordenação da ajuda humanitária. Vão assegurar a melhoria das condições de vida das famílias ao nível da segurança alimentar, higiene, abrigo e proteção.

 

A ação de resposta da Oikos contempla:

  • Entrega de materiais higiene pessoal, incluindo o apoio a meninas e mulheres com a higiene íntima, como capulanas, sabão e sabonete, roupa interior, detergentes, absorventes higiénicos, baldes com tampa e torneira.
  • Apoio de reforço a abrigo em família com mantas, roupas básicas, capulanas, esteiras, baldes de armazenamento, bacias.
  • Entrega de materiais de cozinha que permitam as pessoas cozinhar e ficar menos dependentes de ajuda como panelas, talheres, pratos, placas de aço inoxidável, embalagens, jarros.

 

Além da distribuição de bens serão realizas com a população ações de informação e sensibilização em saúde e higiene e ainda de sensibilização sobre a proteção/abuso de crianças, nomeadamente o abuso baseado em género.

 

Serão apoiadas 3.150 famílias num total de cerca de 15.750 pessoas.

 

Com a sua ajuda, podemos chegar ainda mais longe.

Reforce o seu apoio ao nosso trabalho em Moçambique.

 

APOIE