Private Area
Romania

Portugal desceu oito posições no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas 2020, de acordo com a tabela que foi divulgada na Conferência do Clima, em Madrid.

O aumento das emissões de gases de efeito de estufa (GEE) e do consumo energético e a atual situação de seca são as principais causas apontadas para a pior classificação. O país só se destaca pela positiva em relação às políticas climáticas.

A Oikos juntou-se a ativistas e cidadãos de todo o Mundo e participou na “Marcha pelo Clima” e na Cimeira Social que dominou a agenda paralela à 25.ª Conferência das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, em Madrid.

É com pesar que comunicamos aos associados, colaboradores, amigos e parceiros da Oikos – cooperação e desenvolvimento o falecimento de João Cunha Ferreira, presidente da comissão fiscalizadora da nossa Organização.

Muitos são os projetos da Oikos nas áreas da alimentação e agricultura. Porque para nós cozinhar também é liderar, há muito que queríamos envolver os "nossos" chefs e cozinheiros nacionais nas iniciativas da Oikos. Encontrámos no Giving Tuesday a oportunidade perfeita e desafiámos os restaurantes a agir e a juntar-se a nós!

Em todo o mundo, uma em cada três mulheres e meninas é vítima de algum tipo de agressão. Hoje, 25 de novembro, que o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres não nos deixe esquecer que uma mulher com idade entre os 15 e 44 anos corre um risco maior de ser vítima de violação ou violência doméstica do que ser vítima de cancro, acidente de carro, guerra ou malária. Uma em cada três mulheres é vítima de violência, uma em cada três raparigas casa-se contra a sua vontade e mais de 200 milhões já foram submetidas a mutilação genital feminina.

Este é um tema muito presente em diferentes projetos da Oikos.

Dia 20 de Novembro assinala-se o Dia Internacional dos Direitos das Crianças e este ano comemora-se o 30.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança. Os direitos fundamentais de qualquer criança do mundo ficaram, desde 1989, assentes em 54 artigos e quatro pilares fundamentais: direitos à sobrevivência, direitos relativos ao desenvolvimento, direitos relativos à proteção e direitos de participação. Portugal ratificou a Convenção em 1990.

Tuesday, 19 November 2019 16:30

Depois da tempestade, a esperança!

No dia 3 de Dezembro, pela primeira vez, Portugal vai juntar-se a milhões de pessoas no mundo inteiro num ato único de solidariedade: o Giving Tuesday.

 

Surge por contraposição aos dias frenéticos de compras do “Black Friday” e “Cyber Monday”, e rapidamente se propagou a vários países, sendo hoje considerado o maior movimento mundial de solidariedade.

A Oikos - Cooperação e Desenvolvimento encontra-se a recrutar um Diretor Nacional para Moçambique.

A Oikos foi convidada a escrever um artigo para a Plataforma Portuguesa das ONGD sobre o tema Inovação para o Desenvolvimento. Consulte a revista da Plataforma aqui.

A Oikos está a participar, enquanto representante da Animar, na IV edição do Fórum de Finanças Éticas e Solidárias na ilha de São Miguel, Açores.

 

A decorrrer entre 7 a 8 de novembro, o fórum pretende dar a conhecer a construção de instrumentos financeiros éticos e solidários em Portugal e desenvolvimento de projetos que integram estes instrumentos de financiamento, que contribuem para uma descentralização e democratização do poder económico e para o enriquecimento das economias locais.
Page 1 of 150

  

Where to find Oikos

We work with communities in poorer countries and regions, promoting public health, food, water, sanitation and education.

Where we are...
Where we were...
 

Follow Us

 

Actions and Events

December 2019
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4