Área Privada

Projectos Acção Humanitária

Contribuir para a recuperação e a resiliência de 7 distritos após as inundações de 2015.

Aumentar la capacidad de las instituciones de gobierno, organizaciones de la sociedad civil y la comunidad en su conjunto y para evaluar, mitigar y responder más rápidamente a los riesgos de desastre, la reducir sus vulnerabilidades físicas e institucionales.
Aumentar las capacidades de algunas de las comunidades más vulnerables en cuatro municipios de la Costa Caribe con el fin de reducir sus vulnerabilidades físicas e institucionales en caso de desastre.
Este proyecto proporciona ayuda de emergencia y asistencia para la recuperación de las víctimas del huracán Sandy en la provincia de Holguín. Restaurará el acceso a condiciones básicas y viviendas menos vulnerables a las familias afectadas.

O projecto enquadra-se no âmbito da resposta humanitária à catástrofe natural que devastou o Sudoeste Asiático no dia 26 de Dezembro de 2004 e prevê o abastecimento de água potável, bem como a melhoria das condições de saneamento básico e meio ambiente, em 7 campos de deslocados.

Reabilitação de consultórios médicos de família, município Trinidad, Sancti Spiritus, afectados pelo furação Dennis 2005.

 

Data de Início: Jan.2006

Data de Fim: Mar.2006

Reabilitação consultórios médicos - Guama e Santiago de Cuba.

 

Data de Início: Fev.2006

O projecto de emergência para apoio à população de El Salvador afectada pela Tempestade Tropical Agatha tinha como objectivo fornecer assistência para a recuperação rápida das comunidades que maiores necessidades atravessaram.

Mais de 1000 famílias, cerca de 5500 pessoas, receberam kits com bens essenciais e foram distribuídos instrumentos e matérias-primas para apoiar a reactivação de actividades económicas e a recuperação de fontes de rendimento a pequenos agricultores e pescadores artesanais.

Foram também instalados tanques para abastecimento temporário de água potável nas comunidades beneficiárias e realizado apoio na reabilitação, limpeza e desinfecção de poços de água para uso comunitário.

 

O projecto de emergência para apoio à população de El Salvador afectada pela Tempestade Tropical Agatha já está a decorrer, pretendendo fornecer assistência para a recuperação rápida das comunidades que maiores necessidades atravessam.

Após a passagem da Tempestade Tropical, em Maio passado, cerca de 75% da população das comunidades inundadas perdeu as suas reservas alimentares, bem como os meios de subsistência, e não tem capacidade financeira para voltar a adquirir material de pesca e agricultura. Para além disso, muitas famílias ficaram expostas a problemas de saúde pois como consequência da tempestade os poços ficaram inundados e contaminados, o que dificulta o acesso a água segura para consumo e uso doméstico.

A Oikos apresentou de imediato um projecto de emergência à DG ECHO - Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia, que foi aprovado e está já a ser executado em parceria com a organização salvadorenha FUNSALPRODESE.

Mais de 1000 famílias, cerca de 5500 pessoas, já receberam kits com bens essenciais e estão a ser distribuídos instrumentos e matérias-primas para apoiar a reactivação de actividades económicas e recuperação de fontes de rendimento a pequenos agricultores e pescadores artesanais.

Foram também instalados tanques para abastecimento temporário de água potável nas comunidades beneficiárias e  está a ser realizado apoio na reabilitação, limpeza e desinfecção de poços de água para uso comunitário.

 

Este projecto tinha como objectivos centrais a prevenção e preparação de catástrofes e o fortalecimento de actores sociais. Para isto, as acções desenvolvidas visavam contribuir para a redução do impacto causado pelos desastres naturais sobre a população vulnerável, melhorando a sua capacidade de informação, coordenação e resposta rápida a catástrofes.

Para alcançar isto, foi instalado um sistema micro-regional de informação, monitorização e alerta rápido estabelecido com enfoque em multi-ameaças; foi reforçada a capacidade de preparação local para desastres por parte das comunidades mais vulneráveis; reforçada a capacidade institucional de resposta a desastres, em coordenação com instituições Provinciais e nacionais de gestão de risco; foi disseminada informação sobre gestão de risco ao nível local, micro-regional e nacional, dentro do enquadramento de iniciativas de comunicação e sensibilização pública.

Página 1 de 4

  

ModeloAnuncio EmergenciaMZ19_meiapg

Síguenos

 

Acciones y Eventos

Julio 2019
D L M X J V S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3