Área Reservada

Colômbia

Sendo um país que se encontra ainda em conflito interno em várias regiões, conta com um grande fluxo de refugiados – particularmente vindos da Venezuela – e elevada criminalidade, a Colômbia encontra muitas limitações, mas também apresenta potencial em vários setores.

 

O seu nível de pobreza atinge 34% da população, que chega a atingir até 50% no Departamento de Nariño, onde a Oikos irá trabalhar. Isto obrigou a população a procurar novas formas de gerar recursos, muitos deles ilegais, tais como a mineração artesanal, o narcotráfico, a exploração da flora e fauna silvestre, a desflorestação, a prostituição ou a produção de culturas ilícitas.

 

Com elevado nível de pobreza e famílias em subdesenvolvimento económico, falta de produtividade e rendimentos, os jovens têm poucas oportunidades e estão desintegrados do tecido social. É este grupo que a Oikos vai apoiar, durante pelo menos os próximos 4 anos, melhorando as suas capacidades de liderança, dando formação técnica e coaching, apoiando-os a gerir negócios locais e a implementar estratégias de comercialização em mercados locais e nacionais para que aumentem a produtividade e rendimentos, contribuindo para o desenvolvimento das suas comunidades.