As Honduras tornaram-se uma nação independente em 1821. Depois de duas décadas e meia serem na sua maioria marcadas pela ditadura militar, o primeiro governo civil eleito assumiu o poder em 1982. No entanto, continua a haver um elevado nível de insegurança (dos maiores da região), uma alta taxa de desemprego e índices de pobreza muito elevados. Os regimes militares, a corrupção, a má distribuição da riqueza, o crime e as catástrofes naturais, posicionaram este país num dos menos desenvolvidos da América Central.
A desnutrição, a pobreza extrema e o HIV-SIDA estão muito propagados. Para além disso, o crescente tráfico de drogas está a levar as gerações mais jovens a organizarem-se em grupos/gangs, designados por "maras" – um problema altamente enraizado em El Salvador – que utilizam a violência como forma de persuasão e única forma de diálogo.
O furacão Mitch em 1998 veio agravar toda esta situação, matando mais de 5.000 pessoas, destruindo 70% das habitações e causando cerca de 2$ biliões de danos. Com a economia deste país a melhorar de forma muito lenta, a imigração tornou-se para muitos a principal saída.
Fonte: Human Development Report - UNDP; The World Factbook; Human Development Report - UNDP