Área Reservada
  • Português
Eventos
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Ano Ver por Mês Ver por Semana Veja Hoje Buscar Ir para um Mês
Jan Vandemoortele: o Crescimento Económico é Suficiente para Reduzir a Pobreza em África?
Quinta-feira, 29 Março 2012, 18:00

Screen shot 2012-03-29 at 4.41.10 PMO Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão  organiza no próximo dia 29 de Março a primeira Kapuscinski Lecture em Portugal: "Are the 3Gs enough to reduce poverty in Africa? It is all about Growth, Grants or Governance?" com Jan Vandemoortele, antigo director do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e um dos arquitectos dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

A sessão terá lugar pelas 18 horas, no Anfiteatro BES (4.º andar, Edifício Quelhas, Rua do Quelhas 6 / ISEG).


Caso não possa estar presente poderá acompanhar o vídeo ao vivo em:

http://www.facebook.com/kapu.lectures/app_196506863720166

Dia 29 de Março às 18h00 (Hora de Lisboa)


Acerca da Conferência


O debate terá como ponto de partida os últimos dados revelados pelo Banco Mundial que apontam para um crescimento económico significativo em África, ao longo da última década, e procurará compreender se esse crescimento contribui realmente para a redução da pobreza nos países africanos.

O painel de discussão conta já com a presença de João José Fernandes (director da OIKOS), Mónica Ferro (Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros) e Carlos Sangreman (investigador do CEsA/ISEG e professor da Universidade de Aveiro).

O encerramento desta Lecture será realizado por S. Exa. o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira.

As edições Kapuscinski Lectures, inspiradas no nome do repórter polaco Ryszard Kapuscinski, são uma organização conjunta da Comissão Europeia, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e universidades parceiras.

 

Acerca do Palestrante Principal


Sobre o palestrante


Jan Vandemoortele foi Diretor do Grupo de Pobreza do PNUD em Nova Iorque, de 2001-05.

Foi durante esse período que contribuiu de forma decisiva para a arquitectura dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Com inúmeras publicações sobre os ODM, é colaborador regular das Nações Unidas há mais de 30 anos, tanto na sede como em missões de terreno, em particular com a UNICEF, PNUD, OIT e com o Banco Mundial. O seu último cargo foi o de coordenador humanitário para o Paquistão. Ele possui um Doutoramento em Economia do Desenvolvimento e é um orador regular em conferências internacionais e universidades. É conselheiro do Secretário-Geral das Nações Unidas e do Secretário de Estado holandês para cooperação para o desenvolvimento.


O evento faz parte da palestras de desenvolvimento “Kapuscinski” uma iniciativa da Comissão Europeia e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. No âmbito desta iniciativa, especialistas de todo o mundo proferem palestras sobre o desenvolvimento e a cooperação para o desenvolvimento em universidades e grupos de reflexão, em vários países da União Europeia. A série "Palestras Kapuscinski" é assim em memória de Ryszard Kapuscinski, um repórter e escritor polaco que fez uma ampla cobertura jornalistica de temas ligados aos países em desenvolvimento.

 

Consulte o Programa Aqui!

Localização : Auditório do BES (4 º andar, no Edifício do Quelhas / Rua do Quelhas, ISEG), Lisboa

Voltar

Notícias

  • Oikos em Conferência Internacional: O Crescimento Económico é Suficiente para Reduzir a Pobreza em África?
    03 Abril, 2012 >>
  • Jan Vandemoortele: o Crescimento Económico é Suficiente para Reduzir a Pobreza em África? Lisboa, 29/03/2012
    29 Março, 2012 >>
Mais notícias