Área Reservada
Eventos
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Ano Ver por Mês Ver por Semana Veja Hoje Buscar Ir para um Mês
Apresentação Relatório "Portugal's NonProfit Sector in Comparative Context"
Terça-feira, 17 Abril 2012, 17:00 - 18:30

A Fundação Luso-Americana (FLAD), a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Aga Khan apresentam em Lisboa, no próximo dia 17 de Abril, o relatório internacional "Portugal's Non Profit Sector in Comparative Context".

 

Este trabalho, desenvolvido pelo Center for Civil Society Studies da Johns Hopkins University, em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística (INE), apresenta uma análise aprofundada do sector não lucrativo em Portugal, comparando-o com um conjunto alargado de países, através da monitorização de variáveis relevantes para o contexto económico e social do país: emprego, remuneração, contribuição para o PIB, impacto financeiro, entre outras.

 

O relatório resulta de uma parceria entre a Fundação Luso-Americana (FLAD), a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Aga Khan, visa promover o maior conhecimento sobre o impacto do sector não lucrativo em Portugal e, ao mesmo tempo, identificar o contributo de diferentes indicadores para o seu crescimento.

 

As principais conclusões do estudo reforçam que o sector contribui com 2,7 mil milhões de euros para o Valor Acrescentado Bruto (VAB) e tem uma dimensão "substancial" em termos de emprego, mas inferior na contribuição para o PIB nacional, algo que pode ser justificado com os níveis salariais praticados. Por sua vez, a remuneração média neste sector é inferior à média nacional. Outro aspecto interessante, apontado como característica distintiva, é o facto de o sector em Portugal ser "muito grande", quando comparado com outros países, dado o elevado número de organizações de cariz social, sendo que mais de metade (52%) dos portugueses empregados no sector trabalha na área da assistência social.

 

A apresentação do relatório será feita por Lester M. Salamon, director do Center for Civil Society Studies da Johns Hopkins University, e incluirá também uma análise comparativa do caso português com o contexto internacional.

 

Consulte aqui mais informações.

Localização : Fundação Calouste Gulbenkian - Sala 2 Av. de Berna, 45 - Lisboa - Entrada livre.

Voltar