Área Reservada
Eventos
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Ano Ver por Mês Ver por Semana Veja Hoje Buscar Ir para um Mês
Summer School ISEG: "O lugar de África nas Relações Internacionais", com Daniel Bach
De Segunda-feira, 02 Julho 2012 -  09:00
Para Sexta-feira, 06 Julho 2012 - 13:00

"O lugar de África nas Relações Internacionais" é o tema centra do curso da Summer School ISEG proferido por Daniel Bach (Centre National de la Recherche Scientífique – CNRS, Université Bordeaux), no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

 

A questão das representações de África nas relações internacionais é o ponto de partida do curso, que se irá centrar na era pós-colonial do continente: através de o prisma de um continente "subalternizado", porém estratégico; da ideia de uma prefiguração de anarquia global; de uma emblemática associação do continente aos esforços humanitários; e, mais recentemente, como uma nova fronteira ou, no caso do Norte de África, como "zona tampão". O curso irá abordar também o estudo de África como agente das Relações Internacionais, através de uma análise das armadilhas de uma abordagem centrada no conceito de Estado, a transformação de uma situação de chamada "segurança do terceiro mundo" para um conceito global, e a construção do "regionalismo sem integração". Será ainda tema de discussão o Estado africano como um actor peculiar na arena internacional. O conceito de neopatrimonialismo é uma questão-chave e um incentivo à reavaliação dos debates sobre o Estado desenvolvimentista. Este ponto levará à discussão sobre a interacção entre organizações regionais, integração regional e ordens regionais em África. O curso termina com uma reflexão sobre África como um continente "emergente", uma fronteira global e de interface com outras geografias.

 

O curso intensivo decorre entre 2 a 6 de Julho, das 9h às 13h (num total de 12 horas) e é organizado pelo departamento de economia do ISEG, em articulação com o CEsA – Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento e a UECE – Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia.

 

Mais informação aqui.

 

Localização : Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Lisboa.
Contato : Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Data limite para registo e pagamento: 8 de Junho de 2012. Custo total: 120 euros (público em geral); 75 euros (estudantes de mestrado e doutoramento).

Voltar