Área Reservada
Eventos
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Ano Ver por Mês Ver por Semana Veja Hoje Buscar Ir para um Mês
Filme da Oikos participa em Ciclo de Cinema Ambiental
Quinta-feira, 12 Julho 2012, 21:00

MacaubaA Oikos participa no Ciclo de Cinema Ambiental da LPN - Liga para a Protecção da Natureza apresentando o filme "Macaúba, notas de luta e de energia", dos realizadores italianos Antonio Martino e Jonathan Ferramola, no dia 12 de Julho, pelas 21h nos jardins da Sede da LPN.

 

O filme retrata a história de anos de lutas de pequenos agricultores brasileiros, para a obtenção de direitos laborais e um pedaço de terra para cultivar. Hoje, eles têm a oportunidade de produzir biocombustíveis e entrar no mercado global da energia, procurando alcançar um equilíbrio entre "alimentos, energia e ambiente", sendo uma alternativa aos grandes fazendeiros e às suas monoculturas intensivas de soja e de cana-de-açúcar. Graças à planta "Macaúba", nativa de toda a América do Sul, esta iniciativa pode provocar uma revolução no campo da produção dos biocombustíveis.

 

 José Luis Monteiro, coordenador do projeto Energizing Development, estará presente para um debate final sobre o tema.

 

Este filme foi produzido no âmbito do Projeto de Educação para a Cidadania Global da Oikos Energizing Development, que procura encontrar modelos de exploração sustentável dos biocombustíveis e dar voz e visibilidade às posições e interesses das populações dos países em desenvolvimento (sobretudo agricultores familiares e população mais carenciada) neste debate global sobre o acesso à energia / produção de biocombustíveis.

 

A exibição faz parte de um ciclo de cinema ambiental que está a ser realizado pela LPN em que serão projetados, no exterior da sua sede, 6 filmes provenientes de vários países, que se debruçam sobre temas importantes relacionados com a degradação ambiental: a perda de solos e desertificação, a degradação da qualidade da água e a sua utilização ineficiente e desmesurada, a agricultura e a pesca intensivas, a introdução de espécies exóticas, as alterações climáticas, entre outras.

 

Localização : Sede da LPN (Estrada do Calhariz de Benfica, 187, Lisboa).
Contato : http://www.facebook.com/events/380592278662596/?context=create
Entrada gratuita!

Voltar